Os dados divulgados pelo presidente já haviam sido publicados no Livro Verde, lançado em julho 2017 na gestão do ex-presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, quando a estatal listou os 50 maiores clientes, considerando os valores emprestados de 2001 a 2016. Os valores contratados por operações estão disponíveis no site do banco desde 2012 e o número de informações disponíveis vem aumentando anualmente.
Em nota, o BNDES explicou que a nova ferramenta de consulta de informações busca melhorar a experiência do usuário, dentro do compromisso de facilitar o entendimento do público das operações efetuadas pelo banco.
Na lista, Petrobras, Embraer e Norte Energia lideram o ranking de empréstimos, seguidos de Vale, Odebrecht, TIM, Telefónica, Oi e o Estado de São Paulo completam a lista dos dez maiores clientes do BNDES. Isoladamente, a maior operação da história do banco é o financiamento de R$ 25,4 bilhões para o consórcio Norte Energia construir a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, aprovado em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário