25/02/2019

RN- Jean Paul Prates vai relatar projeto de ampliação e fortalecimento de ferrovias



Senador acredita que o projeto pode representar para o Rio Grande do Norte um impulso econômico importante, revitalizando a malha ferroviária no estado








José Aldenir / Agora RN
Jean Paul Prates, senador pelo PT-RN

Agora RN
O Brasil tem ainda chance de promover uma revitalização da sua malha ferroviária, ampliando sua extensão pelos próximos anos. O Senado retoma nos próximos dias a discussão de um projeto que permite a construção e a operação de ferrovias sem a necessidade de investimentos do Estado. A proposta está nas mãos do senador Jean Paul Prates (PT-RN), relator do projeto de lei 261/2018, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), já aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em dezembro do ano passado.
O projeto autoriza à iniciativa privada ou consócios a construção e a operação de linhas ferroviárias no país. A proposta estabelece que as autorizações não terão vigência predefinida, sendo extintas somente por cassação, caducidade, decaimento, renúncia, anulação ou falência. Além disso, o texto não prejudica os atuais concessionários. As pessoas físicas ou jurídicas que receberam permissão para explorar ou para oferecer serviços de utilidade pública, não serão prejudicados.


Durante visita à cidade de Pedro Avelino, realizada no sábado, quando esteve com o prefeito José Alexandre, empreendedores, vereadores e militantes do PT, Jean Paul anunciou que a relatoria do projeto pode ser um ponto de virada para a economia do estado. “Se o Estado não pode realizar investimentos, mas empreendedores privados têm interesse em retomar o uso das ferrovias no estado para escoar a produção, por que o governo não pode autorizar a exploração do serviço”, questionou.


O senador acredita que o projeto pode representar para o Rio Grande do Norte um impulso econômico importante, revitalizando a malha ferroviária no estado. As linhas férreas potiguares foram construídas no final do século 19, e interligavam Mossoró a Alexandria, Macau a Ceará-Mirim e Parnamirim a Nova Cruz.


Atualmente, as linhas em funcionamento no estado estão sob responsabilidade da CBTU, ligando Natal a Ceará-Mirim e Natal a Parnamirim. “Caso seja aprovada, a proposta promoverá o desenvolvimento regional, econômico e social do nosso estado, além de fortalecer a extensão da rede de trilhos e contribuir com a redução dos engarrafamentos que tem acometido as cidades de todo o país”, avalia Jean Paul.


Segundo dados do governo federal, as ferrovias transportam somente 15% das cargas no país. Em extensão de trilhos ativos, o país retrocedeu aos níveis de 1911, apesar dos avanços em produtividade e segurança. A grande maioria das metrópoles brasileiras está acometida de engarrafamentos que poderiam ser fortemente reduzidos pela extensão da rede de trilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...