21/08/2017

BOATOS DO WHATSAPP

Pedir nota fiscal em posto ajuda a baixar o preço da gasolina?

Vamos aos pontos do texto. O primeiro ponto que desmonta a farsa está no fato de que o texto parte de um pressuposto errado. De acordo com o texto, o imposto que os postos pagam – média de 45%, segundo os sindicatos – dependem da emissão da nota fiscal. Logo, se pedirem a nota, o empresário não poderá sonegar e, então, vai quebrar.

Porém, isso não faz sentido, porque o imposto não depende da nota fiscal para ser cobrado. Pois bem, o fluxo da bomba é controlado pelos órgãos fiscalizadores. Além disso, existe um lacre que é instalado pela secretaria de Fazenda e que, ao contrário do que se imagina, não pode (em teoria) ser violado. Dessa forma que é feito o controle.

Além disso, mesmo que os custos dos postos aumentassem, os donos fariam algo mais prático do que brigar com as distribuidoras: embutir no preço final (sempre com uma margem extra de lucro). Afinal, porque brigar com a Petrobras se eles podem lucrar em cima do preço final o quanto quiserem e até combinar o valor com os concorrentes (prática que é, teoricamente, proibida, mas…).

O áudio também aponta que pedir a nota fiscal em pedágios pode trazer “benefícios”. Sobre isso, saiba que as concessionárias não são obrigadas a emitir nota fiscal. Inclusive, essa história já foi tema no Boatos.org.

Para não restar dúvidas, tanto a mensagem quanto o áudio possuem as características de um boato: alarmistas, sem datas e fontes confiáveis e com pedidos de compartilhamento. Sem contar que se trata de um áudio no WhatsApp com mais uma daquelas histórias de “um conhecido me contou”.

Portanto, pedir nota fiscal em posto não ajuda a baixar o preço da gasolina. Ou seja, tudo balela. No máximo, você poderá participar de programas de benefícios fiscais ao inserir o CPF na nota ou ter a nota para comprovar algum problema no posto em caso de reclamação posterior.

FONTE DO SITE BOATOS.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...