Nesta quinta-feira (16) aconteceu o 21° festival de sanfoneiros do Mossoró Cidade Junina. O evento é parte das inúmeras atrações do polo Cultura Popular, instalado na Praça Cícero Dias, em frente ao teatro municipal Dix-Huit Rosado.
Para o coordenador do projeto, Cláudio Araújo, o festival mantém viva a tradição e contou com a participação de sanfoneiros de diversas cidades, como Natal, Fortaleza, Areia Branca, Governador Dix-Sept Rosado, além de Mossoró.
“Nesta edição do evento temos sanfoneiros de várias cidades que mantém viva a tradição do acordeon. Poder comemorar a maior razão de existência do forró, que é o acordeon, que deu vida ao ritmo, é de fundamental importância. Esse festival deu o pontapé inicial para a criação da orquestra sanfônica de Mossoró. Foi no primeiro festival que tivemos”.
A edição do ano de 2022 contou com a participação de aproximadamente 20 sanfoneiros, na faixa etária de 8 a 70 anos. Uma das crianças presentes no festival foi Saul Hernandes. Ele é aluno do sanfoneiro Geilson Freitas. A dupla se apresentou no palco montado e encantou o público presente.
“Esse festival é importante para a gente mostrar que a nossa cidade tem vários talentos, seja da idade mínimo, seja de pessoas idosas. Nós não podemos deixar morrer essa tradição no Mossoró Cidade Junina”, disse Gleison. “É uma emoção muito grande. Minha mãe e meu pai ficaram emocionados com minha participação”, disse Saulo que aprendeu a tocar o instrumento com apenas 3 anos de idade.
Única mulher no festival, Joyce Nicole é sanfoneira da banda Xodó Nordestino, formada somente por mulheres. A assuense explicou quando toca o acordeon fica extremamente emocionada e feliz em levar a música nordestina ao público.
“Eu sinto uma emoção muito grande, um sentimento que não sei explicar. Ser a única mulher no evento tocando um instrumento prioritariamente masculino para mim mostra uma grande importância e representatividade para as mulheres. É uma coisa rara a gente ver mulheres tocando esse instrumento”, falou.
Quem também se apresentou no festival foi o jovem Mateu Gabriel. Ele tem 17 anos e começou a tocar a sanfona em 2020. Além de se apresentar no polo Cultura Popular, Mateus também guardará outro momento especial dele dentro do Mossoró Cidade Junina 2022. Ele tocou ao lado da dupla Matheus e Kauan no último domingo (12).
“Eu escolhi tocar o acordeon por amor ao instrumento. Eu vi aquela sanfona e ficava me perguntando como era um instrumento difícil de tocar, mas graças a Deus aprendi a tocar e hoje estou aqui. Para onde vou levo a sanfona. Nesse Mossoró Cidade Junina teve a oportunidade de tocar no palco com Matheus e Kauan. Foi muito gratificante para mim representar todos os músicos de Mossoró naquela apresentação. Fizemos um forró bonito na Estação”, comemorou o jovem sanfoneiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário