10/06/2022

COM AUMENTO DE CASOS DE COVID ,PESQUISADOR SUGERE VACINAÇÃO EM SHOPPINGS E SUPERMERCADOS

DO PORTAL AGORA RN

O Rio Grande do Norte tem vivenciado um aumento nos casos de Covid-19. Nesta quinta-feira 9, por exemplo, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) registrou 421 novos casos da doença em apenas 24 horas. Esse número é bastante diferente dos dados de abril, quando estavam sendo registrados cerca de 50 casos diários de pessoas infectadas.


Durante as últimas semanas de maio, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou para a tendência de aumento de casos de Covid – 19 em todas as regiões do Brasil. O Rio Grande do Norte é um dos 20 estados brasileiros que apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo. Dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS/UFRN) apontam que, em abril, foram notificados 616 novos casos de Covid-19 na população potiguar, enquanto o mês de maio contabilizou 1.338, já nas últimas duas semanas, o estado teve um crescimento de 621,4% no número de casos de covid. O aumento é o segundo maior do país, ficando atrás apenas do Acre, que teve um crescimento de 1.800% dos casos da doença no mesmo período citado. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), com base nos dados levantados pelo consórcio dos veículos de imprensa.


A alta acendeu um alerta para as autoridades sanitárias e estratégias de combate estão sendo debatidas na comunidade científica. O professor e pesquisador Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, sugere a criação de novos espaços de vacinação, para incentivar os mais de 700 mil potiguares que estão com o esquema vacinal atrasado.


“O governo precisa ir até onde essas pessoas estão, vacinando no supermercado, nas feiras livres e shoppings. Uma grande parcela da população está com esquema vacinal em atraso, principalmente a terceira dose, as pessoas relaxaram”, pontuou Valentim. Ele também aponta que a alta no número de infectados é reflexo do período do ano. “Esse aumento é esperado porque estamos em um período de sazonalidade e, assim como todas as outras síndromes gripais, a contaminação da Covid é muito rápida e fácil. Não é à toa que normalmente as campanhas de vacinação da gripe são nos meses de abril e maio, justamente para quando chegar em junho as pessoas estarem com a cobertura da vacina”, afirmou o especialista.

Já de acordo com o pesquisador, professor e membro do Comitê Científico do Nordeste, José Dias do Nascimento, medidas de prevenção mais duras ajudariam a frear a contaminação no estado, tendo em vista a flexibilização do uso de máscaras. “Você pega de exemplo a UFRN, a maior instituição de ensino do estado. A maioria dos estudantes de lá são da faixa etária em que está concentrada o maior número de novos casos. Essas pessoas se locomovem, trabalham, pegam transporte público, todo esse movimento acaba afetando o índice de contaminação”, relatou o professor. Para ele, a UFRN deve rever a decisão e voltar a cobrar o uso de máscaras nos ambientes fechados da instituição.

Governo recomenda uso de máscaras em ambientes fechados

O Governo do Rio Grande do Norte, através da Sesap, publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) da última terça-feira 7 uma portaria com novas recomendações como alerta diante do recente aumento de casos e internações por Covid-19.

A portaria da Vigilância em Saúde da pasta recomenda o uso da máscara em locais fechados, incluindo serviços de saúde, escolas, transporte coletivo e ambientes de trabalho, reforça a importância de completar o esquema vacinal com as doses de reforço, e orienta a ampla testagem com distribuição de testes.

Testes de Covid-19 estão disponíveis na rede de Saúde de Natal

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), disponibiliza testagens de antígeno (teste rápido) e tipo RT-PCR (SWAB) para diagnóstico da Covid-19 na capital. As pessoas com sintomas leves (febre, tosse, coriza, moleza no corpo) podem buscar as unidades de saúde para consulta médica e realização do exame.

A testagem rápida está disponível em qualquer unidade sem solicitação médica, com coleta do material durante o expediente, e resultado disponível após alguns minutos da realização. O teste tipo SWAB deve ser realizado em unidades específicas, conforme lista abaixo, somente com prescrição médica após consulta no local, entre o 3º e 7º dia de sintomas. O resultado sai em 48h de acordo com a demanda das análises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...