08/02/2021

GUAMARÉ -TUBARÃO GALHA PRETA É CAPTURADO NA PRAIA DO MIOTO


  

Ainda repercute nas redes sociais um vídeo onde pescadores capturam um pequeno tubarão da espécie 'Galha Preta", uma espécie cosmopolita, comum no Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil.

Em vídeo pescadores fazem um alerta sobre um possível ataque dessas espécies, mas será que eles são ofensivos a banhistas?

O Tubarão Galha Preta é Perigoso?

Os tubarões galha preta são caçadores ávidos de cardumes, capturando suas presas à medida que se movem velozmente, invariavelmente surgindo visíveis sob a superfície d’água. Em geral se retraem na presença humana, mas em vista do hábito de caçarem em águas mais rasas, os encontros entre esses tubarões e seres humanos acabam ocorrendo com certa frequência.

Esses encontros resultaram em algumas mordidas que são casos de identidade equivocada onde o tubarão confunde um nadador, ou o braço ou perna de um surfista por um item de presa. Registros do Arquivo Internacional de Ataque a Tubarões (ISAF, na sigla em inglês) mostram que os tubarões galha preta têm sido historicamente responsáveis por 29 ataques não provocados contra humanos em todo o mundo.

Conheça um pouco mais dessa espécie muito comum na costa do nordeste brasileiro

O tubarão-galha-preta (Carcharhinus limbatus e C. perezi) é uma espécie de tubarão. Vive em águas temperadas tropicais. Alimenta-se de peixes, incluindo juvenis de outras espécies de tubarão. Pode medir até 3 metros e e pesar 123 kg, são encontrados em águas tropicais e subtropicais. No Brasil são encontrados em toda costa. São pelágicos oceânicos e costeiros, onde raramente são avistados em profundidades abaixo de 30 metros, e podem ser avistados em regiões estuarinas, baías, mangues e lagoas de água salobra.. Também conhecido como Serra Garoupa, o Tubarão Galha Preta possui esse nome devido as pontas de suas nadadeiras serem bem escuras, característica bem evidente quando jovens, e a medida que cresce, tende a desaparecer.

São vivíparos, desenvolvendo de 1 a 10 embriões por gestação que dura de 10 a 12 meses.

Geralmente formam cardumes de pequeno a grande porte e nadam velozmente junto á superfície da água, podendo saltar para fora, assim como o Tubarão Rotador "Carcharhinus brevipinna" ao sair da água costuma

Esse comportamento se deve a estratégia de caça que consiste em se lançar verticalmente a baixo de um cardume para capturar peixes na superfície da água.

Se alimentam de peixes, pequenos tubarões, raias, lulas, polvo e crustáceos.

FONTE: MUNDO ECOLOGIA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...