09/04/2018

DAQUI PRA FRENTE É CHORO E RANGER DE DENTES




O grande perdedor desta história toda, começada nas passeatas de julho de 2013, passando pela prisão de Lula, é a classe média. Os pobres já sabem o que lhes espera porque, historicamente, com exceção dos raros 13 anos de PT, eles sempre foram ignorados nas políticas públicas.

Mas a classe média...essa deu um tiro no seu futuro! Putz! A classe média abandonou o PT achando que seria acolhida pela direita neoliberal escravocrata (PSDB, DEM, PMDB e Nanicos de direita). Ocorreu que a conjuntura não é a mesma de pos-64, onde a batuta do nacionaldesenvolvimentismo também foi, em parte, empunhada pelos generais, brigadeiros e almirantes. O desenvolvimentismo nacionalista deu seu derradeiro suspiro conjuntural. Agora é diferente.

Mundialmente, o neoliberalismo vem aprofundando o fosso entre ricos e pobres, sendo que o grupo destes cada vez mais fica menor enquanto a turma dos pobres cada vez aumenta mais. Este é o destino reservado à classe média, como tem demonstrado empiricamente o pesquisador Thomas Piketty (0 Capital no século XXI). Exemplo: na terra da oportunidade do Tio Sam, 1/6 da população americana está abaixo da linha de pobreza; algo como 50.000.000 de almas penando pelas ruas. Essa massa de deserdados é engordada a cada dia por novos membros da classe média empobrecida.

Segundo Ele País, "Segundo os dados coletados pelo grupo de Piketty, a fatia do 1% mais rico de brasileiros ficam à frente dos milionários do Oriente Médio, que aparecem com 26,3% da renda da região. O Brasil também se destaca no recorte dos 10% mais rico. No Oriente Médio, 61% da renda está nas mãos de seus 10% mais ricos, seguido por Brasil e Índia, ambos com 55%".

A classe média brasileira tocou fogo no seu próprio barco achando que seria bem recebida na grande nau bucaneira da burguesia. Este erro histórico lhe custará caro porque os piratas do mercado financeiro-industrial, mentores da ideologia neoliberal, vão lancá-la aos tubarões. Eles não têm políticas para atender suas necessidades. As medidas do governo golpista são indicativas do começo do fim.

Para quem anda comemorando a prisão do Lula, aí vai meu conselho:. Façam poupança, engordem, aprendam a plantar uma horta, vendam patrimônio, armazenem etc. Os jogos estão só começando.

Já começo a ouvir a classe média extremamente humilhada gemendo:. Volta Lula! Volta PT!

Que as postestades tenham piedade de vossas almas!

Wagner Chagas de Menezes é Mestre em História Econômica e Psicanalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...