05/09/2017

INFORMATIVO DA PREFEITURA DE GUAMARÉ

GUAMARÉ INVESTE NAS AÇÕES DA MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE ODONTOLÓGICA




A Prefeitura de Guamaré, através da Secretaria de Saúde vem intensificando as ações da média e alta complexidade odontológica através do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO. Segundo o Secretário de Saúde Adriano Diógenes, o processo de reabilitação oral é uma prioridade do serviço especializado em saúde bucal do município.
Adriano Diógenes chama atenção para o elevado número de pacientes que necessitam deste serviço. “Preparamos a rede para atender a demanda do município pelo serviço reabilitador protético, na perspectiva de oferecer uma assistência integral à saúde bucal”, declarou o secretário de saúde.

Segundo detalhou o secretário, o CEO realiza o serviço de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível e/ou prótese coronária/intrarraducular e fixas/adesivas. O Centro de Especialidades Odontológicas de Guamaré ainda oferta serviços odontológicos especializados em odontopediatria, atendimentos a pacientes portadores de necessidades especiais, cirurgia oral maior, periodontia, endodontia, entre outros.



SAÚDE TEM COMPROMISSO COM O CIDADÃO DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA


A cidade de Guamaré vem se destacando no serviço de saúde pública de qualidade, oferecido ao cidadão, graças a uma gestão focada nas pessoas. Um dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde que atende a primeira infância é o teste do pezinho para recém-nascidos, realizado gratuitamente.

O Secretário Municipal de Saúde, Adriano Diógenes alerta para a necessidade do exame. “O teste do pezinho tem sua importância para o diagnóstico precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido”, pontuou.

Para realização do exame, basta uma picadinha no calcanhar do bebê para detectar precocemente algumas doenças que não apresentam sintomas nos primeiros dias de vida. O teste do pezinho acontece semanalmente nas Unidades Básicas de Saúde.

AÇÕES DE SAÚDE CHEGAM ÀS ESCOLAS DE GUAMARÉ


O trabalho intersetorial desenvolvido pelas Secretarias de Saúde e Educação no município de Guamaré é responsável por levar ações do Programa Saúde da Escola-PSE às unidades de ensino na cidade e nas comunidades. A iniciativa tem total apoio da prefeitura e vem recebendo elogios da comunidade escolar.
Através dessa articulação intersetorial é possível que um leque de serviços de saúde, focados na prevenção de doenças e agravos a saúde, beneficie a comunidade escolar, atendendo diretamente crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Segundo o Secretário de Saúde, Adriano Diógenes, durante as ações do PSE são colocados à disposição dos alunos uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde. Atendimento médico e de enfermagem para diagnóstico de hipertensão e diabetes juvenil, imunização, triagem oftalmológica, avaliação fisioterápica para avaliação da postura e ergonomia são alguns dos serviços que chegam com essas ações.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nessas ações acontecem ainda a avaliação nutricional, psicológica e fonoaudiológica. “Nosso objetivo é que até o final do ano letivo, as ações do PSE cheguem a todas escolas do município, da rede pública e privada, garantindo uma ampla avaliação das condições de saúde dos alunos”, concluiu Adriano Diógenes.

GUAMARÉ OFERECE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
EM DOMICÍLIO PARA PACIENTES ACAMADOS

O atendimento odontológico domiciliar é um dos diferenciais na prestação de serviço ao cidadão pela Prefeitura de Guamaré na saúde pública. Com as dentistas Jéssica Freire e Juliana Moreno, um programa vem atendendo essa parcela da população que não pode se deslocar até as unidades de saúde.

A primeira ação foi realizada no Distrito de Baixa do Meio. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde foram realizadas visitas à pacientes acamados/domiciliados. Triagem e avaliações (entendendo os motivos que impossibilitam o comparecimento a Unidade Básica de Saúde) foi o ponto de partida do programa.

Pacientes sequelados, decorrente de acidente vascular cerebral, paraplégicos, decorrente de acidente doméstico ou automotivo e ainda portadores de doenças crônicas descompensadas, a exemplo da Diabetes e Hipertensão foi o público alvo da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FELIZ 2025