27/06/2019

VI ENCONTRO DO PROGRAMA ÁGUA DOCE PROMOVE GESTÃO INTEGRADA DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO







O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Semarh, e em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), realiza nesta quinta-feira, 27, o VI Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD). O evento acontece na Escola de Governo e conta com a presença da governadora Fátima Bezerra, do coordenador de dessalinização de águas do MDR, Alexandre Saia, secretário de estado do meio ambiente e dos recursos hídricos, João Maria Cavalcanti, gestores municipais da Saúde, Educação e Agricultura, representantes das comunidades atendidas, além de consultores do programa nas esferas nacional e estadual.



Com o tema “O Papel dos Estados, Municípios e Comunidades na Gestão Compartilhada dos Sistemas de Dessalinização com Foco na Saúde e Educação”, as discussões tratam da função de cada ator na gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização.



Na abertura do encontro, a governadora Fátima Bezerra destacou o PAD como um dos programas mais importantes da administração “por que garante um direito universal, o direito à água, a quem mais precisa e nas comunidades mais distantes”.

A governadora informou que está solicitando ao MDR recursos no montante de R$ 30 milhões para a implantação de mais 150 sistemas de abastecimento dentro do PAD. “Falei com o ministro Canuto e mostrei a necessidade do nosso estado e do nosso povo. Água é direito humano imprescindível e não há desenvolvimento econômico e social sem acesso à água de qualidade”, declarou Fátima Bezerra.

O PROGRAMA ÁGUA DOCE NO RN

É um convênio entre o Governo do RN e MDR no valor de R$ 24 milhões para dar acesso à água de boa qualidade para consumo humano, por meio da implantação/recuperação de sistemas de dessalinização em comunidades distantes das áreas urbanas nos municípios do semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...