06/11/2019

GUAMARÉ- MINISTÉRIO PÚBLICO PRESENTE, VEREADORES AUSENTES

Por Joselito Soares

Esta semana neste município está sendo bem agitada,á começar pela presença do MPRN quando fez busca e apreensão na Câmara Municipal de Guamaré. O que mais chama atenção é a falta de fiscalização por parte dos vereadores dentro de sua própria casa ou melhor,dentro da casa do povo.
A operação feita pelo MPRN chamada Penitência é fruto do desdobramento da operação feita em Maio chamada 10º Mandamento que apura crimes contra o patrimônio público,portanto,os excelentíssimos senhores vereadores tinham e tem a obrigação de evitar que fatos desta natureza aconteçam,afinal o povo elegeu os vereadores e não o MPRN para zelar pelo dinheiro público da Câmara ,mas ainda bem que o ministério público é um órgão atuante digno de todos os aplausos.Ao mesmo tempo fica a indagação; Até quando esses desvios continuariam acontecendo? E quer queira ou quer não,isso mácula a imagem da cidade,evidentemente,não estamos aqui fazendo juízo de valor,pois os culpados serão devidamente enquadrados pelo MP.

Com relação aos pronunciamentos dos vereadores Gustavo Santiago e Eliane Guedes,estes merecem que sejam feitas algumas análises; Começando pelo discurso do vereador Gustavo,ele tem todo o direito de emitir sua opinião ,todavia,há um enorme equívoco na sua fala,afinal,os próprios vereadores da base aliada é que estão impedindo a convocação da Secretária do Turismo,e fica claro que o maior responsável pelo ações da pasta do turismo é o próprio prefeito Adriano,pois ele tem o poder da caneta,portanto,se nenhuma tratativa a respeito da má gestão desta Secretaria é tomada pelo prefeito é porque ele endossa as ações dela. Quanto a placa feita pela Secretária do Turismo,ela teve bom gosto independente se foi copiada da placa do Recife, pois o que é bom deve ser copiado,entretanto,o momento é que foi inapropriado.Com a devida vênia ao vereador Gustavo,mas as críticas deveriam tem sido direcionadas ao prefeito Adriano e aos vereadores da base dele.
Quanto ao discurso da vereadora Eliane,esta foi extremamente feliz e pontual.Afinal,como tinha falado antes,de nada adianta o prefeito implantar plataforma digital dizendo que servirá para reduzir custos e melhorias de serviços,contudo,de nada disso adianta se não for posto em prática ficando apenas no papel para ser apresentado nas mídias. É um absurdo disponibilizar um veículo para transportar um secretário ou secretária em Natal para prestar serviços na cidade. A boa prática da gestão pública pede que o servidor público venha pelos seus próprios meios,afinal,estamos falando de redução de custos.
Qualquer cidadão que tiver um olhar mais crítico e apurado que chegar em Guamaré e observar os quatro cantos da cidade, verá que a cidade que tem um orçamento de mais de 200 milhões de reais é má administrada.E,aqueles cidadãos e agentes públicos que apostarem na impunidade ,achando que poderão agir fora da lei e que nada acontecerá certamente poderão serem acordados qualquer dia desses com a PF na porta de sua casa.
PARABÉNS AO MP-RN por agir nesta cidade evitando que verdadeiros usurpadores do bem público destruam esta cidade e ainda por cima saindo impunes,pois se o MP não tivesse agido, brevemente esta cidade seria mais uma daquelas a quebrar no RN devido em grande parte as falcatruas que vem acontecendo há muito tempo neste município;Além do mais,ainda existem outras ações em curso e que estão sendo investigadas,tais como as verbas para a usina dessalinizadora e a operação Máscara Negra; Vale salientar que, as más gestões na prefeitura desta cidade aliado ao fato de muitos vereadores serem eleitos sem sequer terem o mínimo de comprometimento com essa bela cidade são fatores que contribuem também para o estado de estagnação que encontra-se este município.Se os vereadores fossem atuantes a educação de Guamaré seria uma referência nacional,ou quiça esta cidade não estaria sofrendo com a questão hídrica. 
A cidade de Guamaré sequer tem força política à nível regional,o que vemos são alguns deputados estaduais e federais aparecendo em período de eleições ou em festas religiosas e cívicas pedindo votos e depois de eleitos,beijinho beijinho e tchau tchau.

Evidentemente,todas as regras tem exceções,tem um ou outro vereador (a) que se sobressaem,e não confundir a educação do prefeito Adriano no trato com o povo como sendo símbolo de boa gestão, pois isso é o mínimo que se espera de um gestor público,todavia,uma cidade que tem orçamento grandioso mas que não consegue gerar empregos através de bons projetos,demonstra-se que a gestão não funciona como deveria.O prefeito Adriano está preso as suas próprias amarras,pois continuou seguindo no velho e ultrapassado modelo de gestões anteriores onde busca apenas sustentar-se no poder,em vez de buscar promover uma melhor qualidade de vida para os cidadãos sem que estes tornes totalmente dependentes de empregos na prefeitura.Quanto mais lhes é dado senhor prefeito,mais serás cobrado,portanto,o povo quer resultados práticos onde tudo aquilo que é posto no papel seja praticado,e até agora o que vemos são velhos discursos demagógicos que não servem para nada.
A sociedade também tem a sua parcela de culpa porque fica passiva diante de tantos desmandos que acontecem na cidade,elegem seus representantes mas não cobram deles como deveriam,e com isto,a geração futura é que irá sofrer,consequentemente, o atraso fica encrustado em seu meio em vez de dar passagem ao desenvolvimento sustentável da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...