SAÚDE
POR JOÃO SIQUEIRA
POR JOÃO SIQUEIRA
Grandes investimentos não são garantias de qualidade e resultados em Guamaré, não no setor público
“Convencidos” de se tratar de um atestado de uma boa gestão, os que recebem benéSSESas do atual governo, fizeram grande alarde depois da divulgação do ranking dos municípios que mais investiram na saúde pública em 2017. “Gritaram” para todos os lados listando os segmentos do setor com a intenção de atribuir todo o mérito da posição no ranking a quem não deveria estar à frente do poder executivo (segundo o TSE)
...
Poderia ter “investido” a mesma quantia só com gazes, esparadrapos e ataduras, Guamaré ainda estaria no mesmo lugar no ranking. O ranking não qualifica pela qualidade dos serviços ou no que foi gasto, dentro do setor, mas unicamente pelo montante investido. E o montante é graças a arrecadação de Guamaré que cresceu mais de 540% nos últimos anos
...
O mérito é de só 3%, pq 15%, dos 18% da arrecadação de 2017 que foram investidos na saúde de Guamaré, é determinado pela lei 141/2012, e em cumprimento desta lei mais de 96% das cidades já destinam uma porcentagem superior ao que é determinado... agora, 15% de Guamaré é muito dinheiro graças a grande arrecadação que temos, e a arrecadação não é mérito dos atuais. Eles nunca fizeram nada para Guamaré arrecadar mais!
O aplicativo tbm mostra que o investimento na saúde em 2004 foi de 33,33% da arrecadação daquele ano. Embora a arrecadação da época corresponde a menos de 12% da de 2017, mostra uma maior importância da, então, gestão com o setor - se mantivessem a mesma porcentagem, Guamaré no ano passado teria investido mais de $ 77 mi e sairia da 4ª para 1ª possição
Para finalizar: o aplicativo “ONDE ESTÁ O DINHEIRO DA SAÚDE?” nos mostrou onde foi “investido” 18% ($ 42.481.900,05) da arrecadação anual da cidade, no setor mais caro, certo? Ok, então, onde estão os 82% (mais de CENTO E NOVENTA MILHÕES DE REAIS) restantes da arrecadação de 2017?
Nenhum comentário:
Postar um comentário