06/05/2019

O PREFEITO DE GUAMARÉ E SUA VARINHA DE CONDÃO

OPINIÃO DE JOSELITO SOARES

O prefeito Adriano parece que administra a cidade de Guamaré baseando nos mesmos equívocos da administração do ex-prefeito Hélio,ou seja,continua jogando a poeira para debaixo do debate,não consegue executar e tão pouco apresentar projetos,e segue na sua forma de administrar que beira ao surrealismo,e ainda por cima,não promove o crescimento sustentável porque não gera-se empregos na cidade.

Com tantos problemas latentes que existem no município o prefeito deveria resolve-los e não joga-los para debaixo do tapete; Em que condições encontra-se a ETE do conjunto Vila Maria,assim como a escola Antonio Theodorico ,em Salinas da Cruz? Afora isso,a ponte que dá acesso ao distrito de Lagoa Seca encontra-se com problemas há muito tempo,isso sem esquecer diversos outros problemas deste distrito.Todavia, o prefeito em vez de resolver os problemas já existentes através de um bom programa de manutenção preventiva e corretiva,prefere agir de cima para baixo ,ou seja,deixando o caos ser instalado para que depois através de seu projeto prefeitura nas comunidades,quando certamente sairia mais barato se fossem tomadas medidas preventivas. Onde já se viu deixar o paciente adoecer para depois trata-lo,e o maior exemplo disto está na caixa d'água que está com toda sua estrutura comprometida e que precisará ser demolida para que possa ser construída uma nova.

Uma administração ostentação sai cara para os cofres públicos quando não há nenhuma interligação com a área educacional,visto que,uma população que tem acesso a uma educação de qualidade torna-se menos vulnerável a doenças básicas de saúde.Administrar uma cidade com vultosos recursos que este município possuem precisa de um máquina pública enxuta, visão sustentável e compromisso com a geração futura,para isso,é preciso que o conhecimento de causa se sobreponha as magias administrativas eleitorais.

A campanha eleitoral de 2020 parece que já começou para o prefeito,basta observar que no dia do trabalhador o prefeito anunciou a construção de 400 casas para os servidores públicos municipais,cuja única contrapartida da prefeitura seria o terreno e as obras de pavimentação.Pondo um pingo em todos os is,vamos ser francos com relação a este assunto;

1-Este programa das casas que a prefeitura deseja construir já existem através do programa minha casa minha vida,e qualquer cidadão que tiver um cadastro que atenda plenamente á todos os pre-requisitos deste programa certamente poderá ser atendido pela CEF.Resumindo,qualquer cidadão que tiver uma renda suficiente para atender os pre-requisitos de um empréstimo para habitação popular certamente a CEF financiará,portanto, a prefeitura não está fazendo nenhuma ação de outro mundo e tão pouco um grande beneficio ao servidor público municipal,afinal este programa foi implantado há muito tempo pelo PT no governo federal. Um grande benefício que a prefeitura faria seria por em prática o PCSS dos servidores de Guamaré,isto sim ,é uma conquista.

2-Seria bom a prefeitura explicar bem ,a fim de não causar futuras frustrações daqueles que porventura desejem entrar nesse programa é como a CEF ira disponibilizar mais de 2 milhões de reais para a construção dessas casas,haja vista que,o programa minha casa minha vida está praticamente paralisado por falta de verbas por parte do governo federal. Fazendo uma conta básica, para construir uma casa com 45m²,2 quartos padrão minha casa minha vida,o custo de cada uma é de 50,625,00 reais,e multiplicando por 400,dará um total de 20,250,000,milhões de reais.Portanto,como a CEF irá disponibilizar essa linha de crédito? Seria preciso que a prefeitura juntamente com o diretor regional da CEF no RN,soltasse uma nota oficial comunicando sobre a possibilidade deste programa em caráter imediato.
Além do mais,tem um agravante,a prefeitura de Guamaré na gestão de Hélio construiu 400 casas populares neste município e o que vimos foram as construções mal acabadas e com vários problemas estruturais,afora a questão da energia elétrica que até hoje causa problema aos moradores.
O prefeito Adriano pode ter boas intenções todavia falta-lhe mais percepção em relação a geração de empregos,pois parece estar desconectado da realidade brasileira,onde a crise econômica agrava-se ,e investimentos privados são escassos principalmente em municípios onde o retorno do investimento não e imediato,Por isso,o prefeito erra quando não investe em um programa extenso na área da agricultura familiar, erra quando investe na área da carcinicultura,da energia solar e eólica buscando parceiros para tais projetos porque a natureza dar de graça.Contudo,o que podemos esperar de uma cidade onde o prefeito não prioriza oferecer uma educação de qualidade para a população,cuja área é a base de tudo.O que esperar de um prefeito que ainda não trata a saúde pública como prioridade,caso tivesse já teria sido construído um matadouro municipal nesta cidade. Como falei antes,deixar a população adoecer para depois criar um programa prefeitura nas comunidades para tratar o povo é falta de bom senso,pois este programa deveria ser preventivo para ser mais eficiente tornando-o mais barato.
Infelizmente,o povo de Guamaré na sua grande maioria e complacente demais com seus representantes públicos.É lamentável dizer que a câmara municipal é improdutiva e cara,tomando por base seu orçamento, Uma câmara onde os vereadores apenas sabem apresentarem e aprovarem requerimentos,até um cidadão escolarizado faria,portanto,se é apenas isso que sabem seria melhor que cada cidadão formassem seus grupos,elegendo um representante para que possam mudar essa realidade política deste município.

Uma administração pública ela torna-se eficiente quando o bem estar da população é prioridade sem custar caro aos cofres públicos,mas para que isto aconteça é preciso que a sociedade tenha plena consciência de que o poder emana do povo,pois são os políticos que tem que prestarem contas de suas ações e não o povo ficar refém de favores de seus políticos. O que vemos em Guamaré hoje é uma administração pública que tem apenas intenções mágicas eleitoreiras e mais nada. Intenção-Ações=Nada. Intenção+ Ações = Atitude. É isso que falta no prefeito Adriano, agir com menos propaganda eleitoreiras regadas a toques de magia,pois estas são as muitas ações propostas pelo poder executivo,e em vez disso, busque ações que realmente tornem-se realidade e não fiquem apenas na base do sonho,tal qual a possível construção de uma pista de pouso para aviões de pequeno porte,pois isto chega a ser um devaneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...