13/05/2019

GUAMARÉ,A CIDADE CONTINUA POBRE,UM MENDIGO RICO










O Adriano Diógenes foi eleito prefeito da cidade de Guamaré,cidade esta que possui recursos públicos suficientes para transformar esta cidade em um modelo de eficiência na área da administração pública municipal,todavia,o que vemos são as mesmas ações de outrora,salvo exceções,tudo se repetindo,as mesmas festas,a mesma demagogia barata com cunho puramente eleitoreiro,todavia nada de atacar os problemas centrais do município como á área da educação.



Portanto,como o prefeito Adriano quer se desvencilhar de pessoas fazendo romaria diante de sua casa,se ele mesmo alimenta esse sistema que remete ao puro fisiologismo que não permite o crescimento pessoal e profissional do cidadão?

O que vemos há muito tempo neste município é a classe política e uma grande parcela da população totalmente desconexa dos problemas do país,como se estes problemas não os afligissem.

Enquanto isso, em muitos lugares deste país a sociedade se mobiliza contra as desigualdades sociais,reforma da previdência e o decreto da liberação de armas apresentada pelo presidente da república,além do MTST lutando pela liberação de verbas para o programa minha casa minha vida e, afora isso,a classe estudantil se mobilizando para a greve geral dia 15 de Maio devido aos graves cortes na área da educação.

Como podemos querer que esta cidade saia deste estado de ostracismo que encontra-se onde entra ano e sai ano as ações por parte dos administradores públicos se repetem,basta qualquer cidadão dar uma olhada nos blogs locais ano ano e verá que tudo continua como dantes no castelo d' Abrantes.



Como podemos acabar com este estado de pobreza e penúria nesta cidade,onde as romarias em casas de vereadores ,prefeito e em frente à câmara municipal em dia de sessão são uma constante que até parece que virou algo cultural deste município? Isto acontece porque o sistema dominante não deseja que o povo torne-se produtivo e consciente de seus direitos e deveres,por isso,que não investem em educação de qualidade.

Uma sociedade que se acomoda ao seu status quo ela está evitando que a geração futura usufrua de dias melhores em seu meio pois de que adianta tão somente pensar no hoje se os filhos estão crescendo e eles terão que competir de modo desigual com àqueles que moram em outro lugar que disponha de uma educação de qualidade;Evidentemente que,não existe escola boa para aluno ruim,entretanto,é uma obrigação do estado,do município oferecer uma educação de qualidade,e nesta área os administradores públicos desta cidade parecem que são alérgicos a isso,e é esse comodismo de uma grande parte da sociedade guamareense que está levando a uma grande desigualdade social ,pois apenas aqueles que apoiam o prefeito é que podem almejar um emprego ou uma condição melhor, o que podemos esperar de um prefeito que paga salários em dia e acha que está fazendo algo de outro mundo? porém,a educação municipal patina em um nível que deixa muito a desejar em relação aos demais municípios brasileiros.

Uma sociedade que fica esperando que seus políticos sejam a panaceia de seus problemas certamente o desenvolvimento não acontecerá.



Vejamos este exemplo onde o prefeito de Guamaré prometeu a construção de 400 casas para os servidores públicos municipais em parceria com a CEF,esse programa não funcionará sem que os servidores lutem por esse objetivo,haja vista que isto depende de verbas federais destinadas á este programa,Todavia o MTST fez uma grande manifestação semana passada em São Paulo sobre isso,mas por outro lado,por que os servidores de Guamaré também não fazem? Assim como,os cortes na área da educação irão afetar a vida dos professores desta cidade,quer direta ou indiretamente, pois certamento muitos destes tem filhos que certamente querem chegar á uma universidade.


É este tipo de comportamento passivo da sociedade que leva muitos políticos locais também ficarem neste estado de letargia tal qual encontra-se há muito tempo.


Projetos sustentáveis e educação são palavras que deveriam fazer parte do cotidiano de uma sociedade que quiser chegar ao patamar de modernidade aliada a uma boa qualidade de vida.

Guamaré é uma cidade que continua pobre,uma município mendigo bemvestido.Esta bela cidade tem grandes potencialidades sem receber a devida atenção de seus governantes.

O catalão Ramon Bagó já tinha dito isso em uma palestra em Natal,mas em referência ao estado do RN. No final de suas explanações ele diz; Voces são pobres porque são muitos ricos.E o que esta frase tem a ver com a cidade de Guamaré,a resposta é simples,Tudo!

Pois quando não cuidamos de nossas potencialidades de fazer riquezas,continuamos pobres,angariadores de empregos públicos.


Hoje, a arrecadação recebida pelo município ainda dar para pagar as contas,e quando não der mais,já que os impostos crescem e as despesas aumentam,todavia,a arrecadação não cresce proporcionalmente,haja vista que a prefeitura não gera empregos e renda através de novos projetos,portanto,podemos concluir que hoje somos um município mendigo bem vestido e fedendo.



Os livros são as grandes armas que os cidadãos precisam e não revólveres e fuzis,assim sendo,podemos fazer com que a sociedade evolua como um todo einvestir em educação é a maior herança que o estado ou os pais podem deixar para seus filhos,pois o saber ninguém tira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...