20/07/2023

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda




A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-feira 24, quando cerca de 120 prefeitos do interior virão para a capital de “pires na mão”. O Governo do Estado deve o repasse de R$ 12,25 milhões referentes à compensação financeira feita pela União devido à queda de receitas de ICMS em 2022. Ontem, o secretário Raimundo Alves (Casa Civil) já iniciou um estudo com o secretário Carlos Eduardo Xavier (Fazenda) para ver qual proposta real será apresentada aos chefes dos executivos municipais.

Nunca na história de nenhum Governo mais de 120 prefeitos vieram a um protesto no Centro Administrativo, Palácio dos Despachos, no bairro de Lagoa Nova. Na lista, há prefeitos aliados, como Marina Dias (Jandaíra), filiada ao PT e esposa do diretor de Planejamento e Finanças da Caern, George Freitas, que já foi assessor da governadora quando ela era deputada federal.

O presidente da Femurn, Luciano Santos, prefeito de Lagoa Nova, pediu bom senso para que as partes se resolvam. Nesta semana, ele teve encontro com representantes das microrregiões e com sócios para discutir a manifestação que acontecerá na próxima semana. Será que a governadora Fátima Bezerra vai se recusar a receber os prefeitos de quase todos os municípios?

Veja a coluna de Opinião desta quarta AQUI.

LISTA
Até o fechamento da coluna Opinião, das cidades maiores já tinham assinado a confirmação à manifestação os prefeitos Allyson Bezerra (Mossoró), Rosano Taveira (Parnamirim), Júlio César (Ceará Mirim), Emidio Jr. (Macaiba), Flávio de Beroi (Nova Cruz), Daniel Marinho (Nísia Floresta), Alan Silveira (Apodi), Pedro Filho (Touros), Ivanildinho (Santa Cruz), Wilsinho (Canguaretama), Mariana (Pau dos Ferros), Zé Figueredo (São José Mipibú) e Manoel Bernardo (João Câmara).

FALTA
Oposição ao Governo Fátima, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), até o final da tarde de ontem, não tinha confirmado no grupo da Femurn se iria ao evento dos prefeitos na segunda-feira. Álvaro não fala no grupo. Mas lê e deve ter sido informado por assessores do movimento municipalista.

PT
Dos prefeitos petistas, que o RN só tem apenas quatro, apenas a prefeita de Jandaíra, Marina Marinho, que é da direção da Femurn, tinha assinado a lista dos presentes na manifestação. Já São Gonçalo do Amarante (Eraldo Paiva), Currais Novos (Odon Jr.), Sítio Novo (Andrezza Brasil) e Afonso Bezerra (Neto de Zoraide) preferiram até agora não integrar a relação. Mas, o evento continua sendo suprapartidário e sem ideologia de esquerda ou direta. A imensa maioria dos aliados que apoiaram à reeleição da governadora Fátima Bezerra está na lista.

PORTA VOZ
Em Brasília ontem, a governadora Fátima Bezerra (PT) mostrou força e posou com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Na pauta, obras rodoviárias, construção das defensas da ponte Newton Navarro e dragagem do Rio Potengi em Natal. O ministro confirmou que vem ao Rio Grande do Norte dia 11 de agosto para anunciar obras importantes como a federalização da BR-226 (trecho Currais Novos-Florânia), ordens de serviço para projetos executivos para duplicação da BR-304 e para restauração e ligação da BR-104 entre os municípios de Jaçanã e Macau, obras de recuperação e manutenção na malha viária no Estado e a liberação do aviso de licitação para construção das defensas da ponte Newton Navarro e dragagem do rio Potengi, na Redinha.

DATA ERRADA
Recentemente, o ex-deputado Henrique Alves publicou nas redes sociais que havia sido informado de que o ministro Renan Filho viria ao RN no próximo dia 28, para a inauguração. A informação foi divulgada por Henrique três dias após ele se reunir em Brasília com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, o número 2 da pasta, George Santoro. “Com todo respeito ao ex-deputado Henrique, eu acho que ele não responde pelo DNIT. Aqui no Estado eu respondo pelo DNIT. Não sei quem informou isso a ele. Está equivocado, não existe essa data. Não será dia 28”, respondeu Getúlio Batista, superintende do DNIT-RN.

PRIMO
O prefeito Júlio César (PSD) já definiu que seu candidato a sucessão em Ceará-Mirim será o primo Antônio Henrique, hoje assessor do deputado federal Robinson Faria (PL). Mas, o prefeito não quer o primo filiado em legenda de extrema direita. Antônio Henrique vai disputar pelo PSD, pois nas últimas campanhas a “Onda 55” deu certo no quinto maior colégio eleitoral. Ceará-Mirim é cheio de distritos rurais e Lula teve 72,39% nas urnas, mesmo o prefeito-líder apoiando Jair Bolsonaro.

BUSCAS
A Polícia Federal cumpriu ontem mandados de busca e apreensão em dois endereços do empresário Roberto Mantovani Filho, de sua mulher, Andréia Munarão, e do genro do casal, Alex Zanatta, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, no interior paulista. O grupo é investigado pelos crimes de injúria, perseguição e desacato supostamente praticados contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no aeroporto internacional de Roma. As diligências foram deferidas pela ministra Rosa Weber, presidente da Corte e chefe do plantão durante o recesso dos magistrados, estando responsável pela análise dos pedidos de urgência.

CENTRÃO
Na toada das negociações com o Centrão, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, recebeu ontem dois nomes cotados para ocupar cargos no Governo. A previsão é de que as trocas sejam definidas pelo presidente Lula da Silva, quando voltar de Bruxelas, ainda nesta semana. Em nome do PP, foi o líder do partido, André Fufuca (MA). O outro encontro foi com o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). As reuniões, no Planalto, foram separadas.

AGORA VAI!
Coube a Padre Kelmon, o exótico personagem das últimas eleições presidenciais, apresentar ontem uma denúncia no Parlamento contra o futuro presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso. Não há a menor chance de o material ser levado a sério pelo Senado, claro, mas a matéria já foi, inclusive, protocolada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...