26/05/2019

GUAMARÉ- UMA CIDADE EM DECADÊNCIA ECONOMICA

OPINIÃO DE JOSELITO SOARES

Há muito tempo que esta cidade vem sendo mal administrada,basta ver que as verbas públicas são mal direcionadas e aplicadas,por isto,não produzem-se resultados satisfatórios á nível de Brasil,basta observar que o orçamento previsto da secretaria de turismo era de mais de 4 milhões de reais,e isto demonstra o absurdo tal qual o prefeito administra esta cidade.

Desde o inicio do mandato do prefeito Adriano que a sua administração pautada no padrão Dória,o atual governador de SP,onde vemos muita propaganda e os resultados são pífios; Já foi falado na construção de pista para aviões de pequeno porte,depois na execução de uma nova RN-401 com o possível apoio do governo estadual,e qualquer dia desse quem sabe se não será construído um shopping center Guamaré..Não é preciso ser um expert em economia para saber que tudo isso que o prefeito andou propalando nas mídias era pura utopia,até porque a atual situação econômica brasileira,assim como esta cidade não comporta uma pista de pouso.

A decadência social deste município tem como um dos grandes culpados as próprias atitudes do povo que elegem péssimos políticos e não cobram suas ações,pois a palavra que compromisso está acima da palavra qualidade de vida com sustentabilidade.

Os outros culpados da estagnação social e econômica desta cidade é a sua própria classe política.que não fiscaliza como deveria as ações do administrativo,caso fizessem,os conjuntos habitacionais não teriam sidos entregues da maneira que foi,afora outras obras públicas que pedem socorro.


O Prefeito Adriano está perdido no tempo,pois em vez de procurar gerar empregos e renda com o que a cidade é capaz de produzir,tão como um bom projeto de agricultura familiar,carcinicultura,e ao mesmo tempo buscando empresários que desejem investir em parques eólicos e solares,mas para que isto aconteça é preciso promover um encontro com a governadora em busca de viabilidades econômicas,pois o RN é um estado que encontra-se em dificuldades financeiras devido as más gestões passadas,gestões essas que era do mesmo grupo partidário do prefeito atual,e que quando estava no poder nunca trouxeram grandes benefícios para essa cidade.

Dificilmente essa cidade sairá deste estado de estagnação que encontra-se há muito tempo enquanto não houver investimentos para melhorar a qualidade da educação neste município.

E um fato que chamou atenção essa semana na sessão da câmara foi a vereadora Eliane propor que o jogo de Xadrez no ensino público.Este projeto teria um grande valor se no município houvesse uma educação de qualidade,pois o jogo de Xadrez é um jogo de raciocínio rápido pensando sempre em várias jogadas à frente e ao mesmo tempo antevendo-se as jogados do adversário,portanto,a excelentíssima vereador deveria antes era fazer um projeto que buscasse a melhoria substancial do ensino público municipal.

Também algo que contribui para uma má gestão pública é quando não há total e irrestrita transparência nas ações de secretários, pois foi solicitado que a secretária do turismo viesse dar explicações na câmara sobre o monstruoso orçamento de sua pasta,todavia,não foi aprovado,e,todos sabem que todo servidor público precisa dar satisfação a sociedade dos recursos empregados na sua pasta independente de ser chamado ou não para faze-lo.

Evidentemente,é função de cada vereador fiscalizar os gastos do executivo,


O Atual status da cidade de Guamaré que foi tomado por vídeos nas redes sociais onde mostram pessoas dormindo nas calçadas para poder falar com o prefeito,é fruto da própria maneira de administração pública que é utilizada nesta cidade há muito tempo,pois o sistema os alimenta em troca do poder,entretanto,chega-se a um ponto que não é possível atender todas as demandas prometidas,então gera-se esse retrocesso social onde pessoas sujeitam-se a isso.

Esse modelo de gestão pública puramente fisiológica adotada por Adriano que vem desde os tempos de seu antecessor causa uma grande desigualdade social porque tão somente aqueles que dão base de sustentação eleitoral ao prefeito é que trabalham na prefeitura ou alugam imóveis ou terrenos á prefeitura,enquanto os demais ficam a ver navios.

Uma sociedade onde o EU,o MEU,predomina no lugar do NÓS,certamente estará fadada ao insucesso constante,pois a união faz a força,porque sozinho vamos mais rápido,todavia juntos como uma coletividade podemos ir mais longe.

Portanto,e enquanto não houver uma mudança radical no modo de pensar da sociedade e da classe política local na busca de soluções sustentáveis para o desenvolvimento do município,em vez de continuar fazendo o mais fácil,onde os paliativos parecem perpetuar-se,os anos continuarão passando,o dinheiro continuará saindo pelo ralo da incompetência da gestão pública,e a pobreza aumentando.

A cidade de Guamaré com a arrecadação que possui e com uma população pequena que tem,caso fosse bem administrada certamente a qualidade de vida desta cidade seria outra,e não continuaria neste estado de penúria que parece querer eternizar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...