25/04/2020

Guamaré e o futuro incerto com a queda de receitas



Não quero ser pessimista mas a cada dia vejo um futuro devastador para o município de Guamaré,com a crise causada por essa pandemia do covid19 e o pacote de desinvestimento da Petrobrás,o futuro de Guamare será devastador. Durante anos e anos que Guamaré vem sendo mal administrada, grupos políticos se preocuparam somente com a permanência do poder e nada fizeram para criar mecanismos que pudessem deixar  sustentabilidade no município,na verdade não souberam administrar os bilhões que já entraram não cofres do município .
O sistema que se implantou na administração pública de Guamaré criou um ciclo vicioso tendo como principal objetivo a prática do exagerado clientelismo escravizando grande parte da população que sem qualquer perspectiva de evolução na vida se sujeita a sobreviver do poder público tendo a prefeitura como principal meio de sobrevivência através da ocupação de cargos que ao longo dos anos causou um grande inchaço na folha,sem esquecer que além do inchaço da folha tem a exagerada contratação e locação de imóveis para uso do próprio poder público,a locação de imóveis é um dos principais mecanismos de se manter essa política clientelista e de captaçãode votos,uma vez que grande parte desses serviços são prestados pelas grandes oligarquias existentes no município.
O maior erro das administrações que passaram pelo município foi o de não qualificar seu povo, não promoveu projetos, não se investiu na educação profissional não explorou suas riquezas naturais , não apresentaram projetos sustentáveis e ao longo dos anos isso foi deixado de lado deixando o povo   a total dependência exclusiva do governo municipal.
O que também é mais devastador é que a classe política local embebedada de ganância e sede de poder deixou o povo a mercê de políticas públicas que somente visam o assistencialismo como porta de entrada e não de saída não oferecendo sequer meios para que as pessoas pudessem ser livres e independentes.
Na verdade o único objetivo daqueles que detém o poder e manter tudo do jeito que está,faltam a esses representantes do povo a inteligência e a criatividade de se propor novas idéias e projetos que possam amenizar  os efeitos do que virá pela frente.
Muitas pessoas que já são dependentes desse sistema irão sofrer muito pois também por mais simples e humildes que são elas não tem outra alternativa a não ser a submissão e a subserviência daqueles que dominam o poder.
É preciso que essas pessoas façam uma reflexão de suas próprias vidas e veja que mais cedo ou mais tarde Guamaré se tornará aquela antiga vila de pescadores onde somente sobreviverão aqueles que sabem pescar e que a imigração de seus filhos será inevitável.
Estamos em ano eleitoral e a preocupação daqueles que detém o poder no momento é somente em se reeleger e se  perpetuar e de forma clara e objetiva já estão comprando votos e a consciência do povo.
Somente o povo tem o poder da mudança mas para isso acontecer requer bastante sacrifício para não se render ao jogo sujo e permanecer na eterna escravidão que eles impõe ao povo durante décadas. 
Guamaré precisa não só de um choque de gestão como também de um choque na consciência do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...