28/04/2019

OPINIÃO: A CIDADE DE GUAMARÉ TORNOU-SE UMA CAPITANIA HEREDITÁRIA.


OPINIÃO DE JOSELITO SOARES

A cada dia que passa fica demonstrado através das ações da maior parte da classe politica local que está cidade deixou de ser um município para tornar-se uma capitania hereditária. Os discursos são recheados de devaneios,onde ao mesmo tempo tenta-se passar a imagem para a população de que suas ações são magistrais,quando na realidade é pura hipocrisia e ainda por cima indo na contra mão da grave crise que o nosso país atravessa e também em relação aos graves problemas existentes nesta cidade que vem acumulando-se ao longo dos tempos.

 Tudo isso acontece porque a classe política local é desconectada da realidade brasileira,e ainda pregam o fisiologismo como modelo de gestão,porque não conseguem sequer enxergar adiante do tempo,por isso a cidade não evolui.

Durante esta semana os excelentíssimos vereadores e vereadoras Ednor,Eudes,Lisete,Eliane e Miranda Jr. participaram da marcha dos vereadores e vereadoras em Brasília,onde foi noticiado nas mídias locais que houve palestras, e que os edis fizeram uma verdadeira via sacra nos gabinetes de deputados federais em busca de melhorias para esta cidade; Pois bem,senhores,tudo isso foi pago com o dinheiro público,e o bom senso diz que esse momento é de evitar gastos desnecessários,até porque boas palestras sobre os temas abordados neste encontro podem ser encontrados no YouTube;


 Como também é impossível que estes vereadores somados aos dos outros municípios tivessem encontrado brechas nas agendas de ministros,senadores e deputados para terem encontros proveitosos em relação as suas reivindicações,valendo salientar que, nenhum dos vereadores locais levaram nenhum projeto para ser discutido com possível viabilidade de execução,portanto,isso soa como turismo legalizado.Por que os excelentíssimos vereadores não fizeram com o vereador Gustavo e procuraram visitar cidades que fossem referências em suas áreas para que pudessem ficar a par daquilo que pudessem serem postos em prática neste município,assim sendo,sairia mais barato aos cofres públicos. Por outro lado, O vereador Gustavo teve uma atitude coerente e responsável ao visitar a cidade de Sobral-CE para ver de perto como funciona a educação escolar naquela cidade que é uma referência nacional,espero que ele traga de lá conceitos que possam ser apresentados em forma de projeto na câmara e consequentemente ,possa ser aprovado para o bem da educação deste município.

Ao mesmo tempo,o prefeito Adriano segue desconectado da realidade política,econômica e social,começando com o projeto sem noção de quem sabe construir uma pista de pouso para aviões de pequeno porte,como se esta cidade tivesse muitos milionários com seus possantes aviões,e agora sonha em reconstruir a RN-401 através de uma parceria público privada e ainda o governo do estado. 

 Na administração pública e privada principalmente em tempos de crise econômica não existe mágica para superar uma crise,e no momento,sequer o governo do estado consegue interessados para comprar os royalties do petróleo na ordem de 315 milhões de reais pagar os salários atrasados dos servidores públicos,ao mesmo tempo o governo federal segue com seu plano de desinvestimentos na Petrobras,portanto,uma obra deste porte e ainda por cima em uma cidade que não tem muitas indústrias que gerem empregos e renda,dificilmente a Petrobras irá liberar recursos para esta obra.

 Entretanto,o fato que mais chama atenção é a falta de percepção por falta do prefeito Adriano que não quer ver ou não enxerga que a cidade de Guamaré precisa de uma educação de qualidade, um bom sistema de saúde pública,um matadouro industrial,etc,e , sem projetos viáveis dentro da realidade atual tudo isso que ele está apresentando nas mídias não passa de puro devaneio e demagogia barata já visando a eleição de 2020.
Por que o prefeito não executa um bom projeto na área da agricultura familiar,assim como na área da pesca,da energia solar,projetos estes cujos insumos básicos já existem na cidade.

A construção da refinaria Clara Camarão foi a galinha dos ovos para a cidade de Guamaré,todavia,aquele período de crescimento onde os recursos públicos eram maiores afora o grande movimento de renda na cidade não foi bem aproveitado pelos gestores passados,que preferiram torrar o dinheiro público com farras em festas mensais, afora outros desacertos na administração pública,e esqueceram de investir no desenvolvimento do município como se aquele período fosse se eternizar.

E,a prefeitura continua errando em promover esses cursos de pequena duração porque dificilmente um cidadão formado nessas áreas oferecidas irão arranjar um emprego no pólo petroquímico onde geralmente precisam de trabalhadores com uma certa experiência,isso sem contar com o número enorme de desempregados com experiências em suas áreas. Também ,é um enorme equívoco achar que o polo petroquímico de Guamaré voltará a absorver uma grande quantidade de trabalhadores tal como aconteceu em tempos passados,haja vista que não há um plano de expansão no polo mas apenas de manutenção,e olhe olhe. 

A prefeitura deveria construir uma escola técnica para formar profissionais nas áreas de energia solar,eólica,agricultura,pesca e edificações. Enquanto a mentalidade provinciana da classe política local continuar agindo como se esta cidade fosse uma capitania hereditária,onde cada qual tem o seu pedaço e trabalha apenas em prol dele e não do bem comum,esta cidade continuará estagnada,e com um agravante a mais que é a crescente miséria do seu povo gerando mais ainda uma grande desigualdade social.

O povo não é bobo apesar de que em muitos casos torna-se complacente com os políticos que elegeram.todavia,quando tiverem a consciência de que o poder emana do povo,certamente surgirá nesse município uma nova classe politica que esteja realmente imbuída de trabalhar em prol da sociedade.

 E.em 2020 haverá novas eleições,e seria bom para esta cidade que a classe politica fosse totalmente renovada,porque muitos já são antigos como vereadores, e que nada contribuíram ao longo de seus mandatos com bons projetos sustentáveis que busque a qualidade de vida da população. Beira ao absurdo o montante gasto em pavimentação asfáltica nesses recapeamentos feitos tempos atrás,e quando vejo o atual prefeito querer gastar recursos em uma possível reconstrução da RN-401,quando deveria priorizar outras áreas mais sensíveis e que poderiam trazer melhor qualidade de vida para á população,começo a preocupar-me se para ele o que é mais importante é comida á mesa do cidadão ou asfalto jogado na aplicado em uma rodovia neste momento atual que o país atravessa.

Um governante que não tem apreço pela educação de seu povo,deixando de cobrar resultados satisfatórios nessa área tão importante para o desenvolvimento da sociedade,ele sequer merecia ser um representante do povo,porque uma educação de qualidade é a base de tudo em qualquer sociedade moderna e desenvolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...