22/01/2019

MEIO AMBIENTE- Estudo da EMBRAPA revela que Brasil preserva 66% de sua flora nativa



Estudo da EMBRAPA revela que Brasil preserva 66% de sua flora nativa Segundo especialistas, País é o que mais preserva sua vegetação nativa entre os 10 maiores do mundo .
 Estudo da EMBRAPA contradiz outros relatórios divulgados por organizações estrangeiras  Recente estudo divulgado pela EMBRAPA Territorial indica que 66,3% do espaço vegetal do Brasil está preservado. O estudo contraria outros relatórios, feitos por organizações internacionais, que afirmam o contrário e colocam o país na lista dos maiores desmatadores do planeta. No entanto, cada vez com maior frequência, especialistas estrangeiros têm dito que o Brasil, entre os 10 maiores territórios do mundo, é a nação que mais preserva sua cobertura vegetal original. 
Estudo da EMBRAPA contradiz outros relatórios divulgados por organizações estrangeiras

AQUECIMENTO GLOBAL - Na última conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP24, realizada na Polônia, o Brasil mostrou como o país tem conseguido, ao longo das últimas 3 décadas, diminuir gradativamente o volume de áreas desmatadas. Apenas nos últimos 10 anos a área de desmatamento caiu de 20 mil km2 para cerca de 8 mil km2 ao ano. Este esforço tem feito com que o Brasil ande na vanguarda dos países que investem na preservação ambiental como arma contra os desequilíbrios naturais, como altas ondas de calor, desertificação, estiagens prolongadas, e inundações, por exemplo. 

MELHOR TECNOLOGIA - Engenheiros florestais têm publicado artigos criticando a forma com que o mundo está observando a questão do aquecimento global. Para eles, o problema vem sendo tratado de uma forma unilateral, procurando apenas reduzir o volume de gás carbônico na atmosfera através de políticas de substituição tecnológica, como o aumento da eficiência e autonomia dos carros híbridos ou a substituição de usinas termoelétricas, mas se esquecem que a forma mais barata e eficiente de reduzir e capturar o volume de CO2 circulante ainda é a preservação das florestas nativas e a recuperação de áreas degradadas.

 MEIO AMBIENTE E ECONOMIA – Segundo dados divulgados pelo relatório Panorama Empresarial do Turismo, publicado pelo SEBRAE, em parceria com o Idestur – Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural, o Brasil já é o quarto país no mundo a explorar a atividade. A Organização Mundial do Turismo corrobora esta afirmação. Seus especialistas indicam que o setor cresce aproximadamente 6% ao ano, mas no Brasil o crescimento do setor atingiu a casa dos 30% na última década. Além de gerar emprego e renda, o turismo rural também fomenta políticas de preservação do meio ambiente e das riquezas naturais da região onde se instala, criando uma cadeia de exploração que tem na sustentabilidade sua principal base.

Fonte: Portal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...