05/01/2019

ATUM É VENDIDO POR RECORDE DE US$3 MILHÕES EM LEILÃO NO NOVO MERCADO DE PEIXE DE TÓQUIO



TÓQUIO (Reuters) - O dono de uma rede japonesa de restaurantes estabeleceu um novo recorde neste sábado ao pagar mais de 3 milhões de dólares por um atum azul no primeiro leilão do ano no novo mercado de peixe de Tóquio, superando um recorde de 2013.
Kiyoshi Kimura, dono da rede Sushizanmai, pagou 333,6 milhões de ienes (3,1 milhões de dólares) pelo peixe de 278 quilos capturado na costa da província de Aomori, no norte do Japão, ou o dobro do que havia pago seis anos atrás.

“O atum parece tão saboroso e muito fresco, mas acho que paguei muito”, disse Kimura a repórteres do lado de fora do mercado.
“Eu esperava que fosse entre 30 milhões e 50 milhões de ienes, ou 60 milhões de ienes no máximo, mas acabou cinco vezes mais”, acrescentou.
PATROCINADO
O evento de sábado foi o primeiro leilão de Ano Novo do mercado de Toyosu, depois que o famoso mercado de peixe de Tsukiji fechou no ano passado para servir de estacionamento temporário para a Olimpíada de 2020 em Tóquio.
Kimura pagou o maior preço pago por um único peixe no leilão do ano novo por seis anos consecutivos até 2017, mas no ano passado o proprietário de uma cadeia diferente de restaurantes pagou o preço mais alto.
Após o leilão, o peixe foi levado a um dos ramos de Sushizanmai, localizado no antigo mercado de Tsukiji.
O atum é valorizado em todo o mundo por seu uso em sushi, mas especialistas alertam que a crescente demanda tornou a espécie ameaçada de extinção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista já passa de 120 prefeitos para a manifestação na Governadoria na segunda

A falta de articulação política com os municípios fará o Governo Fátima Bezerra passar por um grande constrangimento na próxima segunda-fei...